Voluntariado - conjunto de acções de interesse social e comunitário inseridos num público-alvo, dirigidos por um grupo de representantes das mesmas acções que não são remuneradas e que servem como suporte de um mundo melhor e de uma comunidade mais unida.
Numa ida à Câmara Municipal de Carregal do Sal, para averiguar quais as instituições de solidariedade local, foi-nos comunicado que existe um BANCO LOCAL DE VOLUNTARIADO DE CARREGAL DO SAL. Muitos dos munícipes carregalenses que gostariam de praticar o voluntariado, não o fazem devido à inexistência de locais dispostos a receber este trabalho. É para isso que o Banco Local de Voluntariado de Carregal do Sal existe. Para criar laços entre as instituições que pretendem este tipo de trabalho e os voluntários que o pretendem realizar. A princípio o nosso grupo ficou surpreendido com esta iniciativa que, apesar de nobre, se encontra pouco divulgada. Uma das tarefas a concretizar pelo nosso grupo, num futuro breve, será a divulgação desta iniciativa da Câmara Municipal. Fazemos um apelo: Se vives perto da nossa localidade e desejas fazer voluntariado, o BANCO NACIONAL DE VOLUNTARIADO DE CARREGAL DO SAL está à tua espera. Obrigado.
No dia 30 de Outubro de 2008 comemorou-se o DIA INTERNACIONAL DA PREVENÇÃO DO CANCRO DA MAMA. O nosso grupo decidiu comemorar esse mesmo dia voluntariando-se para recolher donativos para a LIGA PORTUGUESA CONTRA O CANCRO, realizando um peditório nas ruas de Carregal do Sal e na comunidade escolar. Este dia tornou-se muito produtivo pois todas as pessoas se mostraram sensibilizadas com a nossa causa. Alguns professores e funcionários, de uma forma muito generosa, ajudaram-nos a recolher a maior quantia monetária possível. É de salientar a ajuda da professora Adelaide Gonçalves que nos levou até à sala de professores e nos ajudou a recolher os contributos dos docentes nesse mesmo espaço. Da mesma forma congratulamos a aluna e nossa companheira de peditório, Cristiana Carvalhal que, não pertencendo ao nosso grupo de trabalho, percorreu connosco as ruas da nossa vila associando-se ao nosso projecto. A todas essas pessoas um obrigado muito especial em nome dos elementos do nosso grupo. Agradecemos também à nossa professora da disciplina, Cristina Pedrosa, que nos impulsionou na realização deste peditório. Agradecemos todos aqueles que contribuíram no nosso peditório e de uma forma muito especial tornaram este dia da PREVENÇÃO DO CANCRO DA MAMA, um dia de união e luta por uma causa justa.